As calúnias e difamações teriam acontecido durante discurso em um comício no pleito eleitoral de 2020
O juiz da Vara do Único Ofício de Água Branca, Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, homologou sentença no dia 10 de novembro, onde o ex-prefeito José Rodrigues Gomes (MDB), conhecido como Zé de Dorinha, aparece como denunciado por proferir “mensagem ofensiva com conteúdo calunioso, configurando a prática do crime tipificado no art. 138 do Código Penal”, em desfavor do atual prefeito do município, José Carlos de Carvalho (PP).
Segundo a sentença, Zé de Dorinha “manifestou expressamente em audiência o seu desejo de se retratar e pedido desculpas ao querelante, Sr. José Carlos de Carvalho, consignando o seu arrependimento com o que aconteceu”.
As ofensas, de acordo com os autos do processo, teriam vindo à tona por meio de uma gravação (confira o vídeo completo abaixo) feita em um comício que se realizava em uma localidade rural do município durante campanha eleitoral, no dia 12 de novembro de 2020. As imagens ainda foram divulgadas na rede social Facebook, no perfil do filho de José Rodrigues.
O texto ainda descreve que na própria audiência, Zé de Dorinha pediu desculpa ao prefeito Zé Carlos e ainda disse ter se arrependido. O representante do Ministério Público, Dr. Rômulo de Souto Crasto Leite, sugeriu que “a retratação também fosse feita na mesma rede social em que houve a veiculação da suposta ofensa”.
Como orientou o MP, José Rodrigues postou um vídeo pedindo desculpa e se retratando pelo que falou contra Zé Carlos.
Veja abaixo os dois vídeos. O primeiro que gerou a acusação e o segundo que mostra o pedido de desculpa.
Comentários