Governador destacou que, apesar do desafio fiscal após perda de ICMS, estado tem feito o dever de casa e mantido as contas em ordem
O governador Paulo Dantas (MDB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (13), que os 1,3 mil aprovados nos concursos da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros serão convocados para o curso de formação no mês de abril. Do total dos convocados, 108 são para oficiais PMs e 60 para o CBM. Eles passarão pelo curso de formação na Academia da Polícia Arnon de Mello, no bairro do Trapiche.
De acordo com o governador, a adequação no cronograma foi necessária para atender as necessidades orçamentárias. Paulo Dantas destacou que, após os decretos publicados pelo governo Bolsonaro próximo ao período eleitoral, a queda de ICMS provocou danos às finanças do estado, mas que o planejamento conseguiu minimizar o impacto.
“Os aprovados serão convocados em abril para o curso de formação e, em breve, estarão nas ruas para fortalecer a nossa política de combate à criminalidade. Mesmo com os desafios orçamentários, conseguimos diminuir os danos provocados pelos decretos do governo anterior e garantir a convocação desses aprovados e a realização de outros concursos, como para a Emater”, disse o governador.
Além da convocação dos concursados aprovados, o governador anunciou ainda outros investimentos na área de segurança pública, como a compra de um helicóptero - no valor de R$ 35 milhões, com contrapartida de R$ 6 milhões do Estado – e a realização de outros concursos para a Polícia Civil e para delegados.
Logo após o anúncio sobre a convocação, o governador participou da entrega de viaturas paras a Segurança Pública de Alagoas. Foram entregues nove caminhonetes modelo S10, uma picape Renault Duster às Polícias Civil e Militar, além de uma van para a Polícia Científica.
A Polícia Militar receberá cinco veículos. Três deles serão destinados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e duas para o Batalhão de Rotam. A Polícia Civil recebe duas unidades e uma picape Renault Duster, que será destinada ao Posto de Atendimento que fica no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Para o Grupamento Aéreo foi entregue um veículo.
Uma van foi entregue à Polícia Científica e será o primeiro laboratório móvel destinado para uso das equipes do Laboratório de Genética e Química Forense em locais de crime. O veículo oferece estrutura para as ações de perícia criminal e pode ser utilizado para o transporte de equipamentos para a realização de exames em diversas ocasiões, como reproduções simuladas e exames periciais complexos.
O laboratório móvel ainda é utilizado em operações que envolvam apreensões de drogas, operação sossego, operações de crime contra crianças, de combate a crimes fiscais e na coleta de DNA de condenados da justiça e para realizações de exames de corpo de delito de vítimas com lesão corporal.
Comments