Ao todo são 33 municípios afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja sobre perigo de baixa umidade para municípios do Sertão de Alagoas, no final da manhã desta sexta-feira (24), e é válido até às 19h de hoje.
O órgão federal também emitiu um aviso amarelo de perigo potencial sobre o mesmo risco para cidades do Sertão e do Agreste do estado. Este foi emitido um pouco mais cedo, por volta das 10h40 e tem validade até às 23h desta sexta. Ao todo são 33 municípios afetados.
As recomendações são quase as mesmas em ambos casos: beber bastante líquido, evitar desgaste físico durante as horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Caso necessário, obter mais informações juntamente à Defesa Civil, por meio do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, através do 193.
No alerta com grau de severidade maior, que se estende até às 19h, as atividades físicas não são recomendadas; deve usar hidratante para a pele; e umidificar o ambiente. A umidade relativa do ar no Sertão neste período varia entre 12% e 20%, com risco de incêndios florestais e à saúde, podendo causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Já no aviso que também inclui o Agreste, o que vai até às 23h, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Confira a lista completa das cidades afetadas:
Água Branca;
Batalha;
Belo Monte;
Cacimbinhas;
Craíbas;
Canapi;
Carneiros;
Delmiro Gouveia;
Dois Riachos;
Estrela de Alagoas;
Girau do Ponciano;
Igaci;
Inhapi;
Jacaré dos Homens;
Jaramataia;
Major Isidoro;
Minador do Negrão;
Monteirópolis;
Maravilha;
Mata Grande;
Olho d'Água do Casado;
Olho d'Água das Flores;
Olivença;
Ouro Branco;
Palestina;
Pão de Açúcar;
Pariconha;
Piranhas;
Poço das Trincheiras;
Santana do Ipanema;
São José da Tapera;
Senador Rui Palmeira;
Traipu.
Komentáře