Ele 'desenhou' olhos e boca no rosto de uma mulher, pintada pela artista plástica Lau Rocha
O influencer alagoano Luiz Carlos Ferreira dos Santos, o Carlinhos Maia, foi condenado a pagar R$ 30 mil por rabiscar um quadro da artista sergipana Lau Rocha, em um hotel em Aracaju. A decisão cabe recurso.
A decisão é do juiz Cristiano José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível de Aracaju.
O caso foi registrado em 2019, quando Maia decidiu "brincar" com um quadro no quarto onde estava hospedado.
Em vídeos publicados em seu perfil, o influencer disse que tinha ficado assustado com a mulehr sem rosto durante a noite. Pela manhã, ele pegou uma caneta e desenhou olhos e boca no quadro, enquanto era filmado pelo marido. O vídeo termina com a legenda "os hóspedes desse hotel vão me agradecer".
Após receber críticas, Maia disse que teve autorização da dona do hotel para fazer os rabiscos.
Para o advogado da criadora do quadro, a atitude do influencer viola a honra e a questão do direito autoral da sua cliente. O juiz concordou, e disse ainda que o direito à modificação da obra cabe apenas ao autor.
A artista, Lau Rocha, comemorou a sentença. ""Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância."
A dona do hotel também é ré na ação e foi condenada a devolver o quadro à artista. Ela disse que não vai se manifestar sobre o caso.
Comments