Comendas às faculdades foram concedidas pelos relevantes serviços prestados ao estado de Alagoas, notadamente na área educacional
A deputada estadual Fátima Canuto promoveu um momento de muita valorização e reconhecimento da educação, da Medicina e da pesquisa em Alagoas, nesta segunda-feira (5), durante entrega das comendas do Mérito Legislativo Tavares Bastos a Faculdade de Medicina e ao Centro Universitário Cesmac, em comemoração aos 70 e 45 anos completados em 2019, respectivamente, ano em que foram protocoladas as comendas pela parlamentar. Além disso, a deputada estadual também realizou a entrega da Comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes Barros a professora e ex-reitora da UFAL, Ana Dayse Dórea.
As comendas às faculdades foram concedidas pelos relevantes serviços prestados ao estado de Alagoas, notadamente na área educacional. A parlamentar ressalta que essa é uma forma de homenagear os grandes feitos ao longo dos anos. “A Comenda Tavares Bastos é a maior honraria concedida por esta casa. Nada mais justo que reconhecer o trabalho realizado pela Faculdade de Medicina de Alagoas (UFAL), fundada em 1950, e o Centro Universitário Cesmac, ativo desde 1977, instituições de ensino que já formaram e impulsionaram profissionais extremamente relevantes em Alagoas. É uma honra para mim poder conceder essa homenagem, ressaltando sempre minha admiração e apoio à pesquisa e ciência”, colocou Fátima Canuto.
Representando o Cesmac, o pró-reitor João Sampaio Neto recebeu com satisfação o reconhecimento do Poder Legislativo. "É uma instituição privada criada aqui na capital e que se transformou em realidade graças ao sonho do padre Teófanes de Barros e do então prefeito de Maceió, João Sampaio", recordou, ao falar do avô, prefeito de Maceió entre 1971 e 1975. "O Cesmac é o que é hoje graças a uma série de pessoas que nos permitiram transformar vidas por meio da educação", encerrou João Sampaio, recebendo a comenda das mãos do deputado Silvio Camelo, presente na sessão e formado na instituição.
Representando a Faculdade de Medicina da Ufal, a diretora Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça reforçou o histórico da Faculdade, que completou 70 anos durante a pandemia, e defendeu a importância da manutenção e do investimento nas universidades públicas. "Nós que fazemos hoje a Universidade Pública, agradecemos mais uma vez. Precisamos fazer com que essa comenda seja simbólica, de uma luta para fortalecer o ensino público não só em Alagoas, mas no Brasil”, disse.
A comenda foi entregue ao reitor Josealdo Tonholo. "Estamos saindo de uma pandemia e a Saúde mostrou mais do que nunca sua importância para a sociedade", afirmou o reitor. Ele lembrou ainda que neste período crítico, a Ufal tomou a frente capacitando pessoas e realizando testes de Covid. "Montamos a UTI para pacientes com coronavírus no Hospital Universitário, com a Ufal tomando a frente neste enfrentamento", disse.
Além disso, o reitor também destacou a atuação da deputada Fátima Canuto pela educação e parabenizou pela iniciativa. “A nossa universidade agradece de coração essa deferência que a senhora faz pela educação alagoana, pela educação brasileira. Não poderia ser diferente. Uma comenda dessa tinha que vir pelas suas mãos, pela sua cabeça. Obrigada pela atenção e carinho permanente que a senhora tem pela nossa educação”, completou Tonholo.
Ana Dayse Rezende Dórea
A professora Ana Dayse Dórea foi agraciada com a Comenda do Mérito Educacional Padre Teófanes Barros, também proposta pela deputada Fátima Canuto e aprovada por unanimidade pela Assembleia. Nascida em Pão de Açúcar, Ana Dayse é graduada em Medicina pela UFAL, com especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Saúde Pública também pela USP.
A homenageada descreveu a ocasião como uma "honraria recheada de muita emoção". "Ser homenageada com a comenda que leva o nome do maior educador do Estado me deixa feliz. Ele foi o idealizador do Cesmac, criou ginásios, também no interior, e foi num desses, em Pão de Açúcar, onde comecei minha formação", completou a educadora.
Ao longo de sua carreira, a ilustre professora ocupou diversos cargos. Foi reitora da UFAL por dois mandatos, vice-reitora, diretora do Centro de Ciências de Saúde da UFAL, chefe do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde da UFAL, Conselheira Nacional de Educação e secretária municipal de Educação do Município de Maceió.
“Ana Dayse é um exemplo de mulher, médica, professora e gestora. Como reitora da UFAL, conquistou diversos avanços e incentivou a pesquisa e os projetos acadêmicos. É uma exímia gestora da educação, com contribuição ilustre para a Medicina no nosso estado. Enquanto secretária, alcançou bons resultados como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando metas preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Essa comenda é um reconhecimento, uma homenagem a quem tanto fez e faz pelo ensino em Alagoas”, disse a deputada estadual.
Comments