Equipe Sede de Aprender da FPI realizou fiscalização em duas escolas do sertão alagoano para inspecionar condições de funcionamento
Escolas em boas condições de funcionamento são fundamentais e proporcionam uma melhor qualidade da educação, ambiente seguro e confortável para os alunos. Pensando nisso, a equipe Sede de Aprender, da 12ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Alagoas, inspecionou nesta quinta-feira (29), as instalações das unidades de ensino Núcleo Infantil Alvina Lavínia Abreu e Escola Municipal Maria Augusta Silva Melo, ambas localizadas em Olho D'água das Flores, município do sertão alagoano.
A visita contou com a participação dos coordenadores da FPI, promotores de Justiça Lavínia Fragoso e Alberto Fonseca, membros do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e SOS Caatinga.
A equipe foi recebida pelo prefeito Zé Luiz dos Anjos e pelo setor de engenharia da prefeitura. O coordenador da equipe 13 da FPI e integrante do Núcleo de Defesa da Educação do MP/AL, Kleber Valadares Coelho, informou que na primeira escola visitada foi verificado que será realizada uma reforma, que agora está no início do processo de licitação. “A ação é de suma importância para que a estrutura esteja adequada para receber os alunos”.
Além disso, ainda durante a inspeção, foi constatado que a merenda escolar estava no prazo de validade, bem-acondicionado, possuindo uma grande variedade de itens disponíveis para a alimentação dos alunos. Logo após, a equipe seguiu para a visita de retorno na segunda unidade de ensino, o qual foi constatado a solução de diversos problemas apontados anteriormente.
Dentre eles, foi instalado um sumidouro — abertura na superfície da terra pela qual a água escoa para o subsolo — e o piso emborrachado para evitar acidentes entre os alunos. Ficou para ser resolvido posteriormente a infiltração na sala dos professores que, segundo o setor de engenharia, será solucionado em 2024.
“Recebemos em nosso município a FPI do São Francisco de maneira muito positiva. Afinal, é o conjunto de órgãos que chegam e fazem direcionamentos e recomendações para a gente poder estar resguardando e melhorando a prestação do serviço público em nossa cidade”, destacou o prefeito Zé Luiz dos Anjos.
Comments