FPI do São Francisco notifica sete embarcações por falta de documentação e outras infrações navais
- Assessoria
- 19 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Fiscalização ocorreu nos municípios de Piranhas, Olho d’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Pão de Açúcar

Durante dois dias de atividades da FPI do Rio São Francisco, a equipe de Segurança no Transporte Fluvial realizou ações de fiscalização do tráfego aquaviário nos municípios de Piranhas, Olho d’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Pão de Açúcar, no sertão alagoano. Em razão das inspeções promovidas, sete embarcações foram notificadas. Parte delas não possuía a documentação que permite o transporte pelas águas do Velho Chico e seus afluentes.
O trabalho dos inspetores navais abordou 110 embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e de esporte e recreio que navegavam pelas quatro cidades que foram pontos de interesse da Marinha. Segundo a coordenação da equipe, as principais infrações verificadas foram falta de documentação, embarcação atracada em local causando risco à navegação, avaria nas máquinas e falta do seguro obrigatório.
“A fiscalização visa a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações. Nesse sentido, foram verificados itens importantes, tais como a habilitação do condutor e tripulação, a documentação das embarcações, além de equipamentos de comunicação e de salvatagem, como extintor de incêndio e colete salva-vidas”, explicou a Marinha.
Educação ambiental
Já a equipe de Educação Ambiental levou sua caravana à Escola Municipal Benício Ferreira, no município de Limoeiro de Anadia. Por lá, foram realizadas diversas atividades lúdicas envolvendo alunos e professores.
Um grupo de técnicos multidisciplinares conduziu as ações, levando conscientização ambiental para o público, de modo que ele se torne multiplicador daqueles ensinamentos dentro de casa e em suas comunidades.
Conforme explicou a coordenação da equipe, estudantes e professores se preparam dias antes da caravana chegar à unidade de ensino, de modo que todos pudessem estar prontos para competir de forma igualitária através de jogos educativos e lúdicos. A equipe vencedora ganhou um passeio no barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) pelas lagoas Mundaú e Manguaba.
Compõem a equipe de Educação Ambiental o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Polícia Rodoviária Federal.
Já a equipe Aquática (Educação Ambiental nas Colônias e Segurança no Transporte Fluvial) conta com agentes do IMA, BPA e Marinha do Brasil.

![[WEB BANNER 0013] BAIXE NOSSO APP v2.png](https://static.wixstatic.com/media/c3f36f_de2e9aa2549145d1803831759949771c~mv2.png/v1/fill/w_882,h_109,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BWEB%20BANNER%200013%5D%20BAIXE%20NOSSO%20APP%20v2.png)




Comentários