Justiça Eleitoral esclareceu que todos os serviços ofertados para a população são gratuitos
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) alertou, nesta segunda-feira (19), sobre tentativas de golpes envolvendo a cobrança de valores por prestação de serviços. A Justiça Eleitoral esclareceu que não cobra por serviços relacionados ao título de eleitor.
De acordo com o TRE, os golpistas abordam as vítimas através de e-mails e aplicativos de mensagens. Na oportunidade, eles falam sobre a possibilidade de efetuar um pagamento para quitar pendências eleitorais.
A assessora de Comunicação do TRE/AL, Flávia Gomes de Barros, orientou que, em casos como esse, a população deve denunciar a tentativa de golpe.
"Nossa orientação é que, ao receber esse tipo de conteúdo, as pessoas automaticamente denunciem ao Google (no caso dos sites) e às plataformas de mensagens, informando que trata-se de uma tentativa de golpe”, explicou ela.
Após denúncias, o TRE ressaltou que a Justiça Eleitoral não cobra qualquer taxa ou valor para a prestação de serviços relacionados ao título de eleitor. Serviços como emissão, regularização, alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento de dados biométricos, transferência de domicílio eleitoral ou a emissão de certidões, são oferecidos de forma gratuita, presencialmente, nos cartórios eleitorais, ou pelo Autoatendimento Eleitoral, na internet.
Vale lembrar que, devido ao fechamento do cadastro eleitoral no dia 9 de maio, os serviços de emissão, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral estão indisponíveis. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro.
*com informações da assessoria.
Comments