Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH ainda em 2025
- Extra Alagoas
- 31 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Novidade faz parte da proposta que permitirá obter a CNH sem a necessidade de autoescola

O ministro dos Transportes, Renan Filho, senador licenciado por Alagoas, avança na proposta que permitirá obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de autoescola. A medida pode reduzir custos em até 80% e deve entrar em vigor ainda em 2025.
Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, que foi ao ar nesta quarta-feira, 29, Renan explicou que a proposta não passará pela análise do Congresso Nacional, já que se trata de uma resolução.
“Se o projeto fosse para o Congresso Nacional, as pessoas ficam achando que demora e tem muita gente esperando para tirar essa carteira [...] Se demorar muito, as pessoas perdem a confiança no processo. É uma resolução, não é a lei que obriga o cidadão a seguir esse caminho”, declarou.
Renan Filho afirmou ainda que o governo vai oferecer cursos gratuitos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. De acordo com o ministro, os cursos devem ser disponibilizados de forma online, em autoescolas tradicionais, presencialmente ou à distância, ou em escolas públicas.
"Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, disse.
O projeto tem apoio no Congresso e poderá legalizar a situação de mais de 20 milhões de brasileiros que dirigem sem habilitação. Em Alagoas, cerca de 200 mil motoristas sem CNH serão beneficiados diretamente pela iniciativa.
Atualmente, o custo médio da CNH AB em Alagoas ultrapassa R$ 3 mil, podendo chegar a R$ 5 mil em outros estados. Com o novo modelo, o valor cairá para cerca de R$ 600, considerando apenas taxas e exame prático, representando economia média de R$ 2.400 por pessoa.
Mantido o ritmo atual de 35 mil novas habilitações anuais, a economia total poderá superar R$ 80 milhões por ano no estado. A proposta enfrenta resistência das autoescolas, que veem a medida como ameaça ao modelo vigente.
Renan Filho afirma que as autoescolas continuarão existindo, mas sem caráter obrigatório. O objetivo é democratizar o acesso à habilitação e permitir que instrutores autônomos ofereçam aulas presenciais ou online com preços acessíveis.
A iniciativa também visa incluir trabalhadores informais que dependem do transporte. A consulta pública sobre o projeto permanece aberta até 2 de novembro na plataforma

![[WEB BANNER 0013] BAIXE NOSSO APP v2.png](https://static.wixstatic.com/media/c3f36f_de2e9aa2549145d1803831759949771c~mv2.png/v1/fill/w_882,h_109,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BWEB%20BANNER%200013%5D%20BAIXE%20NOSSO%20APP%20v2.png)




Comentários