I Mostra Cultural Jiripankó celebra a ancestralidade e a memória do povo indígena em Pariconha
- Pablo Vitor - Sertão 142
- há 4 horas
- 1 min de leitura
Programação em inclui lançamento de livro, mostra de grife indígena e exibição de filmes, valorizando a cultura e as tradições locais.

O povo Jiripankó, residente na Aldeia Ouricuri, em Pariconha, Alagoas, promove nesta sexta-feira (07) a I Mostra Cultural Jiripankó, sob o tema “Memórias: Tecendo Histórias do Povo Jiripankó”. O evento, que busca valorizar a cultura, a memória e as tradições indígenas, terá início a partir das 18h no Terreiro da Laranjeira.
A programação é extensa e diversificada, começando com os Ritos de abertura às 18h. Em seguida, às 18h30, o público poderá prestigiar a Apresentação cultural do grupo Tonã-Toá.
Um dos pontos altos da noite será o lançamento oficial do livro “Guardiões da Memória: Tecendo histórias do povo Jiripankó”, de autoria de João Paulo Jiripankó, marcado para as 19h.
A celebração da cultura continua com a Apresentação da banda de pífano às 19h. A moda e a identidade indígena ganham destaque às 20h com a Mostra da grife indígena Kroárrié ToáKá.
A partir das 20h, os participantes serão convidados a percorrer a Trilha da memória ancestral Jiripankó. A noite segue com a exibição de filmes às 21h e culmina com o momento de partilha de saberes em “A sabedoria do fogo: compartilhando saberes” às 22h.
A iniciativa é uma realização da Aldeia Jiripankó, com o apoio da Prefeitura de Pariconha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Juventude, Comunicação e Lazer (SECULT) e da Secretaria Municipal dos Povos Indígenas e Quilombolas (SEMPIQ). O convite é para que todos venham vivenciar a cultura, a arte e a ancestralidade do povo Jiripankó.






Comentários