top of page

Inhapi implanta totem de monitoramento com botão de pânico e aposta em tecnologia para reforçar a segurança

  • Pablo Vitor - Sertão 142
  • 23 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Equipamento está em fase de testes e coloca o município como o primeiro do Alto Sertão alagoano a adotar esse tipo de sistema

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Segurança Pública de Inhapi, no Sertão de Alagoas, deu mais um passo rumo à modernização com a implantação de um totem de monitoramento urbano, equipado com botão de acionamento emergencial, conhecido como “botão do pânico”. A iniciativa é fruto da atuação conjunta prefeito Tenorinho Malta com a Secretaria Municipal de Segurança e tem como objetivo ampliar a sensação de segurança da população e fortalecer o trabalho das forças de segurança.


O equipamento, que se encontra em fase de testes, deverá atuar como uma importante ferramenta no apoio à elucidação de crimes que venham a ocorrer no município. Além do sistema de monitoramento, a estrutura conta com um dispositivo de emergência que pode ser acionado em situações críticas, permitindo resposta mais rápida dos órgãos competentes.


De acordo com o secretário de segurança pública, Sgt. Melquiades Rodrigues, esse tipo de tecnologia é mais comum em grandes centros urbanos, o que torna Inhapi pioneira na região. Com a iniciativa, o município passa a ser o primeiro do Alto Sertão alagoano a implantar esse modelo de monitoramento.


A gestão municipal também fez um alerta importante à população: o uso indevido do botão de emergência, assim como trotes para serviços de urgência, configura crime previsto no artigo 266 do Código Penal. As penalidades podem variar de multa à detenção, além de colocar em risco a vida de pessoas que realmente necessitam de atendimento imediato.


Comentários


CARD SERTÃ 142- SETEMBRO .jpg
bottom of page