IPVA atrasado em Alagoas? Nova tecnologia vai combater a inadimplência
- Gazeta Web
- 29 de set.
- 2 min de leitura
Testes já foram realizados em dois momentos; 15 carros e motos foram flagrados com irregularidades

Câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que são equipamentos de fiscalização para identificar irregularidades em veículos em tempo real, começaram a ser operadas esta semana pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz).
A iniciativa, que apresentou 100% de eficácia na fase de testes, representa um avanço na segurança viária e na responsabilidade fiscal do Estado.
A novidade, desenvolvida com tecnologia de ponta, alerta os motoristas sobre pendências referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento, além de ter a capacidade de identificar veículos roubados.
Nesta primeira ação, foram realizadas duas blitze, que ocorreram em períodos distintos do dia, na terça-feira (23) e na quinta-feira (25), na Avenida Marília Mendonça e na via Rota do Mar, respectivamente.
Nessas duas blitze, 15 carros e motos que estavam em circulação foram detectados com débitos. As fiscalizações foram realizadas em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas (PM), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e com o Detran-AL, por meio da Companhia Fazendária e da Operação Lei Seca.
Para garantir o sucesso da ação, a equipe utilizou um aplicativo desenvolvido pela Sefaz, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), com o objetivo de identificar os veículos que possuem débitos, marcando um novo capítulo na fiscalização em Alagoas, com foco na conscientização do papel da cidadania para assegurar um trânsito mais seguro e moderno.
A gerente de Constituição de Crédito Tributário, Alda Fernandes, comentou que os dois primeiros momentos de operação, com o uso das câmeras para verificar IPVA e licenciamento em atraso, atenderam às expectativas.
Já o tenente-coronel Thalvannes Ramos, comandante do BPRv, reconheceu a colaboração entre os órgãos e demonstrou satisfação com o desempenho do sistema da Fazenda de Alagoas. Ele salientou a importância da iniciativa da Sefaz pela disponibilização desse relevante equipamento para a segurança pública do Estado.






Comentários