top of page
  • Correio Noticia

Jovem do Povo Katokinn, de Pariconha, é aprovado em universidade internacional

Wilker Lima de Souza Brito poderá cursar Arquitetura e Urbanismo na Unila, no Paraná

Foto: Arquivo Pessoal / Wilker Lima de Souza Brito é indígena do Povo Katokinn, natural de Pariconha (AL).

O estudante Wilker Lima de Souza Brito, do povo indígena Katokinn, do município de Pariconha, Sertão de Alagoas, foi aprovado para cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu, no Paraná. Wilker, de 17 anos, participou de um processo seletivo exclusivo para indígenas de várias nacionalidades sul-americanas, entre eles representantes da Colômbia e da Venezuela, além de outros povos indígenas brasileiros.


Segundo a mãe dele, Elke Lidiane, o rapaz terminou o Ensino Médio em 2021, na Escola Estadual Delmiro Gouveia, e dividia o tempo entre os estudos e um estágio em uma agência bancária da cidade de Delmiro Gouveia, onde a família mora. “Além disso, foi um ano muito difícil por conta da pandemia”, ressaltou.


UNILA


A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um projeto único na história do ensino superior na América Latina. A sua vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais.


É uma universidade aberta para a América Latina e Caribe: alunos e professores são selecionados e recrutados nos vários países latino-americanos e caribenhos, buscando uma proporção de metade de alunos não brasileiros e a outra metade formada por brasileiros.


É uma universidade pública ligada à rede de universidades federais brasileiras. Entretanto, embora esteja localizada dentro de um país, tem como horizonte o compartilhamento de conhecimentos em todos os campos do saber e entre os países do continente.


A escolha da cidade de Foz do Iguaçu como local da instalação da UNILA insere-se no contexto da Região Trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai e será um importante laboratório intercultural e multiétnico.

0 comentário

Σχόλια


unnamed (2).jpg
site.jpg
bottom of page