top of page
  • Gazeta Web

Laboratório da FPI vai analisar qualidade da água em municípios de AL

Edição deste ano estima analisar 150 amostras da oferta de água para a população de sete municípios do Sertão alagoano

Foto: Reprodução

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Alagoas instalou um laboratório na Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema, no Sertão, para inspecionar os sistemas de distribuição das concessionárias de água que atendem sete municípios da região. O objetivo é verificar a qualidade da água ofertada à população.


O trabalho vem sendo realizado pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental - GVAM e Lacen - Sesau/AL, integrante da equipe de recursos hídricos em parceria com as Secretarias de Saúde das cidades atendidas pela fiscalização.


Até o final da edição deste ano da FPI, que se encerra no dia 9 de dezembro, serão coletadas cerca de 150 amostras para saber a qualidade da água dos municípios de Santana do Ipanema, Olivença, Dois Riachos, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras e Canapi.


Além disso, também são analisadas as condições das estações de tratamento de esgoto, se acontece o descarte correto, garantindo à população uma maior qualidade de vida livre de doenças causadas pela contaminação de agentes patogênicos.


Como é feita a análise?


Após a coleta em campo, a equipe leva as amostras em uma caixa térmica para serem processadas. O processamento ocorre nas análises de turbidez e microbiológicas. No caso do cloro, ele é submetido a análises em campo, já que, entre o tempo da coleta e a chegada no laboratório, o resultado pode apresentar alteração.


Os parâmetros para análise da qualidade da água abrangem aspectos físicos, químicos e biológicos, que incluem temperatura da água, turbidez, cor aparente, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), nitrogênio, fósforo total, coliformes fecais, estreptococos fecais, fitoplâncton e zooplâncton.

0 comentário

Comments


unnamed (2).jpg
site.jpg
bottom of page