Marcelo Victor defende retorno de Renan Filho ao governo de AL em 2026
- Gazeta de Alagoas
- há 6 horas
- 3 min de leitura
Presidente da ALE destaca capacidade de gestor do atual ministro e diz que apoio continua firme

O Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor (MDB), saiu em defesa pública do nome do ex-governador e atual Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para a disputa ao governo do estado nas eleições de 2026. A manifestação do parlamentar reforça a posição de que o ministro é o principal nome do grupo emedebista para concorrer ao Palácio República dos Palmares, além de dissipar rumores de afastamento entre os dois.
Marcelo Victor utilizou as redes sociais para repostar um vídeo de Renan Filho em sessão da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados nesta semana, destacando a atuação do Ministro como exemplo de eficiência administrativa.
“Renan Filho mostrou mais uma vez por que é referência em gestão pública. Enquanto alguns ficam no discurso, Renan transforma experiências em resultados concretos, sendo reconhecido como o melhor gestor da história de Alagoas. Nosso estado precisa de liderança com visão, coragem e resultados. O apoio a Renan Filho segue firme”, escreveu.
A defesa ocorre em meio a especulações sobre um suposto distanciamento entre os dois líderes, alimentadas por divergências recentes envolvendo o processo de indicação de um nome para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Enquanto o Governador Paulo Dantas – aliado direto de Marcelo Victor – preferia outro nome da lista tríplice, Renan Filho defendia a indicação da procuradora alagoana Marluce Caldas. Ao não se posicionar publicamente naquele momento, o Presidente da ALE deu margem a interpretações de que estaria se afastando do Ministro.
Nesta semana, porém, Marcelo Victor não apenas afastou os rumores como também reafirmou sua convicção de que o projeto político de Renan Filho deve voltar a comandar o estado. Durante homenagem ao ex-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o deputado fez questão de vincular o legado do ex-governador às mudanças estruturais que transformaram Alagoas nos últimos anos.
Segundo ele, foi a partir da gestão de Renan Filho que o estado deixou o cenário de estagnação para bater recordes em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos.
“Naquele momento, quem estava à frente do governo era um jovem Renan Filho, que logo voltará ao governo. Ele faz parte do MDB, dos políticos que sabem fazer, e não apenas falar. Foi sob sua liderança que Alagoas passou a ser respeitada no País”, afirmou.
“REVOLUÇÃO”
Marcelo Victor recorreu a uma metáfora para reforçar a transformação iniciada em 2015, quando Renan Filho assumiu o comando do Executivo.
“Antes, Alagoas vivia de cuia na mão. O modelo de governança implantado pelo governo Renan Filho promoveu uma ruptura com práticas que consumiam o estado. Houve uma verdadeira revolução, mudanças estruturais que exigiram coragem para romper com forças retrógradas”, declarou.
O Presidente da ALE também destacou o papel de auxiliares estratégicos daquele governo, como o ex-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e o ex-secretário da Fazenda, George Santoro. Para ele, Fábio Farias foi “a lubrificação das engrenagens” que permitiu a execução do novo modelo administrativo.
“Ele soube ser o interlocutor, aquele que promovia consensos em momentos de crise, ajudando a construir esse modelo de governança que hoje sustenta os avanços que vemos”, comparou.
Ao associar o legado de Renan Filho às bases do atual ciclo de desenvolvimento de Alagoas, Marcelo Victor enfatizou que o Ministro retorna ainda mais preparado em 2026.
“Ele tem grupo político, tem a sociedade e o projeto que ele mesmo criou e que o Governador Paulo Dantas mantém. Meu compromisso é inabalável, não ando com blefe. Renan é nosso candidato a governador porque é o melhor quadro”, reforçou em entrevista ao jornalista Edivaldo Júnior.
Renan Filho, por sua vez, já sinalizou disposição de voltar ao estado para concorrer. Durante o lançamento do VLT em Arapiraca, no início de agosto, confirmou que deixará o Ministério dos Transportes em abril de 2026 para ficar apto à disputa.
“Eu vou me desincompatibilizar em abril pra ficar apto a disputar as eleições ao governo de Alagoas”, disse.
Para Marcelo Victor, a experiência acumulada por Renan Filho em Brasília amplia sua capacidade de liderança. “Vamos botar quem no governo? Vamos deixar de ter uma pessoa que tem experiência administrativa, prestígio e capacidade de trabalho? O atual governo só avança porque Renan estruturou a base. Se ele não tivesse feito a reformulação do estado, não conseguiríamos entregar o que está sendo entregue”, concluiu.
Comments