top of page

Memphis muda ânimo do Corinthians e decide clássico que pode fazer time retomar rumo

  • Globo Esporte
  • há 6 horas
  • 3 min de leitura

Timão não vencia o Tricolor há mais de dois anos e, com triunfo por 3 a 1 na 34ª rodada, se manteve na disputa por vaga na Libertadores

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com estrela de Memphis Depay e dois gols de Yuri Alberto, o Corinthians derrotou o São Paulo pela primeira vez na temporada, nesta quinta-feira, quebrou jejum de dois anos contra o rival e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após duas derrotas.


O Timão abriu o placar com Yuri Alberto, de pênalti, em um primeiro tempo dominante, mas o Tricolor voltou melhor do intervalo e empatou no início da segunda etapa.


Quando entrou, Memphis Depay mudou o ânimo do Corinthians. Ele marcou um golaço, com direito a caneta no adversário, para recolocar o time à frente do placar. Minutos depois, Yuri aproveitou o rebote de um chute na trave de Vitinho para selar o triunfo.


Com os 3 a 1 na partida da 34ª rodada na Neo Química Arena, o Timão chegou a 45 pontos na tabela do Brasileirão, se mantendo na briga pela pré-Libertadores, ainda que em um cenário bastante difícil.


O Corinthians está a oito pontos de distância do Bahia, o primeiro time do G-7 que classifica para a Conmebol Libertadores.


O Corinthians enfrentou um São Paulo bastante desfalcado, com 12 baixas no total, metade delas de titulares. Mas o Timão também jogou com quatro desfalques - Hugo Souza, Raniele e Maycon, os três por questões físicas, e Rodrigo Garro, suspenso devido a três cartões amarelos.


Escalado com três defensores e Memphis começando na reserva, o Corinthians mandou no primeiro tempo, com pressão no São Paulo no campo de ataque, sendo incisivo no setor ofensivo e pressionando a saída de bola adversária. Foram seis finalizações do Timão, contra só duas do Tricolor, nos 48 minutos iniciais.


O gol corintiano saiu em um pênalti de Ferreira em cima de Breno Bidon, marcado pelo árbitro Anderson Daronco após revisão do VAR. Yuri bateu firme, sem a cavadinha que o fez errar contra o Flamengo, e converteu a penalidade aos 30 minutos.


O São Paulo voltou melhor do intervalo e empatou o placar aos 8 minutos. Num cruzamento em que João Pedro Tchoca escorou com o peito, a bola ficou curta, e Felipe Longo precisou tirar para escanteio.


Na cobrança, Tapia subiu mais do que a defesa corintiana e, disputando com Tchoca, mandou de cabeça para o fundo da rede.


A entrada de Memphis aos 17 minutos mudou os rumos da partida. Com o jogo aberto, com oportunidades para os dois times, o atacante holandês fez o gol que, na reta final, derrubou o São Paulo.


Ele aproveitou corte errado de Pablo Maia para dar uma caneta em Sabino e bater firme no canto direito de Rafael para fazer o 2 a 1 aos 38 minutos.


Vitinho, que entrou no mesmo momento que Memphis, chutou uma bola na trave de fora da área. No rebote, Yuri finalizou de perna esquerda, rasteiro, sem chances para o goleiro são-paulino, aos 43 minutos.


Foi uma atuação bem diferente da partida no primeiro turno, em que o São Paulo venceu por 2 a 0 no Morumbis. Naquela ocasião, o técnico Dorival Júnior reclamou publicamente da falta de energia dos jogadores e chegou a balançar no cargo. O Timão já havia perdido por 3 a 1 para o Tricolor na primeira fase do Paulistão.


O Corinthians não derrotava o São Paulo desde julho de 2023. Foram sete partidas sem ganhar, com sete derrotas e um empate.


Uma vitória em um clássico, ainda mais contra um adversário que ainda não havia sido derrotado, pode colocar o Timão novamente no rumo em uma fase decisiva do campeonato, com as semifinais da Copa do Brasil, o maior objetivo da temporada, cada vez mais perto.


O próximo adversário do Corinthians será o Cruzeiro, no próximo domingo, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Comentários


CARD SERTÃ 142- SETEMBRO .jpg
bottom of page