Vistoria foi realizada nos municípios de Olho d’Água das Flores e São José da Tapera

Em nova fiscalização do projeto Sede de Aprender Brasil, desta vez, nos municípios de Olho d’Água das Flores e São José da Tapera, no Sertão do estado, foram identificadas algumas inconformidades pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e os demais órgãos parceiros da iniciativa nas escolas. Dentre os pontos citados, estavam problemas estruturais e alimentos fora da validade. As inspeções ocorreram na última terça-feira (16).
De acordo com o Ministério, em cada uma das unidades de ensino visitadas foram colhidas amostras da água fornecida aos alunos para análise da sua qualidade.
Olho d’Água das Flores
Em Olho d’Água das Flores foi inspecionado o Núcleo Infantil Alvina Lavínia Abreu. Com cerca de 160 alunos, entre 4 e 5 anos, a escola apresentou em sua despensa um pacote de soja com data de validade expirada, que foi recolhida de imediato. Alguns outros pontos, como falta de portas e sabonetes para a devida higiene das mãos e papel higiênico foram destacados.
Ficou comprovado também que há capacidade de captação de água do telhado por meio de calha e que existe espaço para alocação de cisterna a fim de que essa mesma água seja captada para o reuso. A direção ficou de analisar essa possibilidade de investimento.
Tapera
Em São José da Tapera, cujo promotor é Fábio Bastos, em três escolas, outras inconformidades foram detectadas. Na unidade de ensino Pedro Francisco das Chagas, por exemplo, não havia a manutenção necessária no bebedouro, não tinha ar-condicionado nas salas e o freezer apresentava problemas. Além disso, o banheiro feminino estava sem água, os vasos sanitários se encontravam com bastante sujeira e sem o funcionamento das descargas e existiam problemas na bomba da cisterna.
A Escola José Alves da Silva foi a segunda visitada pela equipe do Sede de Aprender Brasil. Algumas torneiras estavam sem água em razão de problemas de captação, as salas não são climatizadas, havia goteira na sala da secretaria e na área de serviço da unidade de ensino e existiam cadeiras, mesas e quadros em mau estado de conservação e danificadas.
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