top of page

Mulheres quilombolas de Carneiros visitam a Pajuçara e tomam banho de mar pela 1º vez

  • Gazeta Web
  • 15 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Ação promoveu ida à praia para mulheres do quilombo Lagoa do Algodão

ree
Foto: Reprodução

Mulheres do quilombo Lagoa do Algodão, localizado na cidade de Carneiro, no Sertão de Alagoas, visitaram, na manhã desta quarta-feira (15), a praia da Pajuçara, onde muitas puderam tomar banho de mar pela primeira vez. A ação é fruto de uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, através do projeto Éba Ókum - O sertão vai ver o mar, contando ainda com parceria da Prefeitura de Maceió.


Trazendo a necessidade de afirmar o lazer como direito à cidadania plena, o projeto busca evidenciar as desigualdades sociais presentes no estado. A coordenadora da entidade, Arísia Barros, conta que "mais do que trazer pessoas, é discutir desigualdade social. É inconcebível que mulheres que são de Alagoas - o estado que tem a orla mais bonita do Brasil - não conheçam o mar. Dona Maria tem 75 anos, depois de 75 anos é que foi permitido a ela conhecer o mar. E isso não é só sobre o mar, é sobre a desigualdade, a miserabilidade nos quilombos, é sobre ir além do 20 de novembro. A consciência negra tem que permear o ano todo. Não é só 'Palmares' que é solo sagrado, todos os quilombos são e, por ser solo sagrado, eles tem de ser preservados e respeitados".


O banho de mar, para a maioria dos maceioenses, pode ser algo comum e corriqueiro mas, para aqueles que vivem em lugares distantes da zona litorânea do estado, a realidade de um simples mergulho demanda, além de tempo, custos financeiros muitas vezes inviáveis. Para a agricultora Irene dos Santos, foi uma felicidade ter a experiência de um banho de mar, algo que nunca tinha vivenciado.

A dona de casa Maria Aparecida relata que "é uma sensação muito boa! A gente sempre vem a Maceió, para fazer exame, consulta, mas nunca dá tempo de parar e curtir o mar e pra gente vir com os nossos custos fica um pouco complicado devido à situação financeira", contou.


A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Paula Mendes, cita a importância da gestão pública colocar em debate a questão da inclusão social e apoiar projetos e políticas que trabalham com o recorte de gênero e raça. A ação contou também com o patrocínio do gabinete da deputada estadual Jó Pereira e a Prefeitura de Carneiros.

Comentários


CARD SERTÃ 142- SETEMBRO .jpg
bottom of page