Agora, eventos em locais abertos podem ter até 200 pessoas e em locais fechados, 100. Novas medidas valem até as 23h59 de 9 de setembro
O novo decreto de distanciamento social controlado contra a Covid-19 em Alagoas amplia a capacidade de público em eventos e estabelecimentos comerciais. O texto também mantém o estado na fase amarela por mais 7 dias.
As medidas, que serão publicadas em suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (2) começam a valer a partir da 0h da sexta (3) até as 23h59 do dia 9 de setembro.
Confira o que muda:
> Eventos ao ar livre ampliam a capacidade de 100 pra 200 pessoas, sem venda de ingressos;
> Eventos em locais fechados aumentam a capacidade de 50 pra 100 pessoas, sem venda de ingressos;
> Bares e restaurantes passam a operar com 75% da capacidade de público;
> Igrejas e templos passam a poder receber 75% da capacidade de público;
> Academias e clubes passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
> Salões de beleza passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
> Espaços públicos e privados podem abrigar práticas esportivas coletivas, sem público e sem limitação de pessoas nas equipes;
> Teatros, museus, circos e cinema passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
> Horário de bares e restaurantes, no fim de semana, amplia para de 05h às 02h da manhã, mantendo o horário, durante a semana, até a meia-noite.
A flexibilização acontece após uma queda considerável nos números da pandemia no estado, mas chega também após a confirmação de mais 3 casos da variante Delta, elevando o total para 5 em Alagoas.
Por isso, apesar da ampliação da capacidade de público em vários segmentos, é preciso lembrar de todos os protoclos sanitários, como o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%.
Além disso, a vacinação segue sendo a porta de saída da pandemia. Quem já tomou a primeira dose, precisa correr para completar a imunização com a segunda dose, se já estiver no prazo.
Em Maceió, por exemplo, quem vai tomar a segunda dose da Pfizer ou da Astrazeneca pode adiantar a data em 10 dias.
Comentários