top of page
Acta

Observatório aponta que, com números altos, situação atual da pandemia em AL é perigosa

Praticamente todos os índices da doença no estado apresentaram crescimento. A vacinação também acelerou, mas segue abaixo do ideal

Foto: Reprodução

A situação atual da pandemia da Covid-19 em Alagoas é perigosa, principalmente por conta da alta continuada da ocupação dos leitos de UTI, óbitos, casos confirmados e casos suspeitos. Essa é a conclusão do novo relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC), divulgado nesta segunda-feira (24).


De acordo com o boletim, a ocupação dos leitos de UTI na rede pública do estado chegou aos 85% na última quinta-feira (20). No fim da semana, a ocupação caiu a 81%, com 312 pacientes internados.


Das 9 cidades alagoanas com leitos de UTI, oito estavam com ocupação acima da margem de segurança de 70%, sendo que cinco delas apresentavam um índice superior aos 80%, que é quando se recomendam medidas mais restritas de circulação de pessoas.


Mais da metade dos leitos de UTI no estado estão em Maceió, que apresentava uma ocupação de 81% no sábado (21). O Hospital da Mulher, um dos principais no atendimento à Covid, atingiu 100% de ocupação dos leitos dedicados aos pacientes em estado grave durante o fim de semana.


Com relação aos casos e óbitos, a última semana não trouxe muita diferença com relação à semana anterior, mas foi possível observar grandes desigualdades entre as regiões sanitárias (conjuntos de municípios).


Na última semana, foram 4.359 casos confirmados e 111 óbitos, o que representam quedas de 9% e 3%, respectivamente, na compração com a semana anterior.


Na 1ª Região Sanitária, que compreende a capital e Região Metropolitana, os casos dobraram na semana passada, com 842 confirmados. Em cinco localidades diferentes, o número de óbitos dobrou.


Os números da pandemia no estado mostram, de acordo com os observadores, que a transmissão do Coronavírus no estado segue sem controle.


Segundo eles, a adoção de medidas de isolamento social é imprescindível para evitar um colapso no sistema de saúde, que já se encontra fragilizado, como mostram os números de ocupação das UTIs.


Vacinação


A velocidade da vacinação em Alagoas segue aumentando, mas ainda se encontra abaixo do necessário para que toda a população adulta esteja vacinada até o fim do ano.


Na última semana, foram aplicadas 82.685 doses, um aumento de 7% na comparação com a semana anterior.


Até a divulgação do boletim, já haviam sido aplicadas 869 mil doses no estado, sendo 606 mil da primeira dose e 263 da segunda. Isso corresponde a 28% e 12% da população adulta.


*Com informações do Observatório da Ufal.

0 comentário

Comments


unnamed (2).jpg
site.jpg
bottom of page