Gonçalo Sandes, jovem do interior de Alagoas vai contar sua história com a poesia
Uma vida dedicada à poesia. É assim a história de Gonçalo Sandes, jovem que mora na zona rural de Inhapi, município situado no Alto Sertão de Alagoas e que sempre teve o ambiente sertanejo como inspiração para escrever seus textos.
Nesta semana, o poeta fará um tour pela capital alagoana para divulgar seu trabalho. Na quinta-feira (23) começa a contar sua história e declamar uma de suas poesias no programa ‘Bem Assim’, da TV Mar, canal 525 NET/Claro, com transmissão pelo YouTube. O programa tem início às 9h50 da manhã.
À tarde, ele vai participar de uma entrevista na rádio Nova Brasil 106.5 FM. No programa ‘Mesa pra Dois’, o poeta vai contar sua emocionante história e trajetória com a poesia.
E não parou por aí. Na sexta-feira (24), o jovem poeta do sertão vai gravar uma entrevista para ser exibido na TV Ponta Verde, afiliada ao SBT. Tudo isso vai ajudar Gonçalo a mostrar sua trajetória para outras pessoas, e inspirar vidas que precisam ouvir aquilo que de bom sai de seus escritos.
Se você deseja conhecer ainda mais essa história e acompanhar suas poesias, é só seguir o jovem poeta no Instagram @poetagoncalosandess. Veja abaixo:
A história do poeta
Gonçalo conta que tudo começou em 2017, quando participou de um concurso de poesia dirigido pela 11ª Gerência Regional de Educação. O jovem passou em todas as etapas e ficou em 1º lugar.
“Foi nesse ano e por causa desse concurso que descobri o dom de escrever rima, foi sobre os 200 anos de Alagoas. Minha escola foi desfilar em Maceió, fui abrindo a ala da GERE com outras pessoas, e foi um momento de muito aprendizado e que me deixou feliz”, conta ele.
Seus pais, Maria Quitéria da Silva Sandes e Laercio da Silva Barros, sempre o apoiaram, principalmente, o seu pai que muito incentivava a prosseguir nesse caminho.
A dor do luto que o fortaleceu
Ainda na escola, Gonçalo relata que sempre pediam para que ele apresentasse poesia, e assim foi. Em 2019, no último ano do ensino médio, o jovem descobriu um problema genético no coração. Poucos meses depois, seu pai faleceu devido a um problema também no coração.
“E foi aí que eu me vi destruído, perdia ali uma das pessoas que eu mais amo, ele se foi muito novo, 41 anos somente, minha vida parecia que tinha acabado naqueles dias”.
Gonçalo teve que assumir o posicionamento que seu pai tinha na família, mas ele não estava preparado para tamanha responsabilidade, e isso não estava em seus planos.
Os dias foram escuros para o poeta do sertão, que quase entrou em depressão. Após o falecimento do seu pai, 20 dias depois, alguém que poderia ser a “ponte” para ajudar a superar essa dor, partiu de forma trágica.
Seu cunhado que morava com sua irmã, acabou falecendo também. A partir daí, Gonçalo passou a morar com sua irmã, sobrinho e sua avó paterna; que dois meses depois do falecimento do seu pai, sua avó também se foi.
“Ela faleceu, a vida bateu sem dó, nem piedade, qualquer mensagem, qualquer ligação, qualquer visita já era um susto pra mim, não conseguia mais viver com ausências dos meus, que se tornou um trauma”, reflete ele.
Jovem de fé, Gonçalo relata que acredita muito em Deus e Nossa Senhora, e isso ajudou ele a superar essas dores. Além disso, ele conta que sempre faz sua família rir, levando momentos de alegria até na madrugada.
O poeta explica que o influenciador alagoano Carlinhos Maia o ajudou a “sorrir”, pois assistia sua rotina nas redes sociais, e revela que suas primeiras poesias, sempre foram inspiradas em reflexões que ele fazia no tempo.
Muito fã do influenciador, sempre vai carregar uma gratidão a ele, já que o ajudou sem nem ele saber. Ele diz que deseja um dia conhecer Carlinhos, e que a ideia de publicar suas poesias surgiu a partir disso: da alegria que o influenciador transmite.
Diante de tudo isso, Gonçalo Sandes passou a se tornar conhecido em Inhapi. Várias pessoas começaram a tratar ele como “poeta”; e isso incentivava ele ainda mais a escrever. Participou de diversos eventos, já chegou a alguns lugares através da poesia.
Já participou do lançamento de um livro em sua cidade; e mais recentemente, de uma outra obra literária, em Maceió. Além de ser grande fã de Carlinhos Maia, ele admira muito o cantor João Gomes, pela sua história de fé e humildade.
Sobre suas inspirações para escrever, ele destaca o poeta Bráulio Bessa. “Eu sou loucamente apaixonado por esse sertão tudo pra mim é poesia, o simples me encanta, me renova, o simples me faz ver tudo com outros olhos”.
A carreira de poeta
O poeta revela o desejo em encontrar alguém que o ajudasse a crescer ainda mais, a gerenciar sua carreira com os seus versos. Ele diz que já perdeu muitas oportunidades, e quer crescer na poesia, para assim, conseguir ajudar outras pessoas a cresceram também.
“Tem muito dom escondido por aí, o meu por exemplo, poderia estar até hoje oculto se não tivesse tido a oportunidade na escola. Eu amo cultura, amo o Nordeste de uma forma que não tem explicação. Agora é lutar, pra dar orgulho aos meus e ajudá-los”.
Seus avós são os maiores fãs, ele se sente uma “celebridade” perto deles, pois, incentivam demais a continuar na carreira da poesia. A caatinga é onde ele se conecta com Deus e tem um grande sonho, que é estudar Medicina Veterinária.
“Eu olho pro céu e digo pro meu pai que um dia serei ‘Doutor do Gado’, era sonho dele também, e um dia vai dar certo, eu tenho fé”.
Comments