De acordo com o levantamento, o município alagoano aparece com nota zero em transparência.
A Prefeitura de Canapi enviou ofício na última sexta-feira (2), à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon-BR), solicitando a revisão da classificação do nível de transparência do município.
Um dia antes, a entidade havia divulgado o Radar Nacional de Transparência Pública, em que avalia mais de 7,9 mil portais públicos de todo o País. De acordo com o levantamento, o município alagoano aparece com nota zero em transparência.
Entretanto, de acordo com ofício assinado pelo prefeito de Canapi, Vinícius José Mariano de Lima (PP), a Atricon-BR se equivocou na análise, avaliando um site que já não existe mais - o http://www.canapi.al.gov.br/novo/portal/, em vez do endereço oficial da Prefeitura: http://www.canapi.al.gov.br.
Segundo o prefeito, o endereço oficial consta em todos os órgãos de Controle Externo e Contido na Estrutura Tecnológica do Governo do Estado de Alagoas, "objetivando assim a reparação do Dano à Imagem causado a esta municipalidade".
"Vale salientar que Canapi foi referência no último levantamento do Tribunal de Contas, junto com o governo do Estado de Alagoas, conquistando inclusive, com árduo trabalho, o conceito de um dos melhores Portais da Transparência deste Estado, conceito este que está sendo objeto de dúvida neste momento, tendo em vista o aproveitamento político negativo de uma inverdade institucional", ressalta Vinicius Lima.
Segundo ele, o equívoco foi alvo de matéria que acabaram causando danos morais para o município. "A gestão lamenta que políticos escondidos sob o manto de jornalistas carregados de rancor pelos sucessivos fracassos eleitorais, mesmo sabedores da existência da página oficial da Prefeitura, uma vez que usam as informações lá amplamente divulgadas pra tentar a meses, tentem sem sucesso atingir e desgastar uma imagem sólida e conquistada com muito esforço, trabalho e dedicação por seu povo", escreveu o prefeito, no ofício.
Comments