PRF solicita novo concurso para 248 vagas administrativas com edital previsto para agosto
- Politica Alagoana
- 25 de jun.
- 2 min de leitura

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) um pedido de autorização para realização de um novo concurso público destinado ao provimento de 248 vagas para o cargo de Agente Administrativo. A solicitação foi feita no dia 29 de maio de 2025 e, caso aprovada, o certame poderá ocorrer já no segundo semestre deste ano, com nomeações previstas para janeiro de 2026.
O cargo exige formação de nível médio e oferece salário inicial de R$ 5.562,28. O número de vagas solicitadas corresponde ao total de cargos vagos atualmente registrados. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, dos 545 cargos criados para Agente Administrativo na PRF, apenas 297 estão ocupados.
De acordo com a Nota Técnica elaborada pela corporação, o cronograma proposto prevê a seguinte sequência:
Autorização do concurso: junho de 2025
Contratação da banca organizadora: julho de 2025
Publicação do edital: agosto de 2025
Inscrições: agosto de 2025
Prova objetiva: outubro de 2025
Resultado final: dezembro de 2025
Nomeação dos aprovados: janeiro de 2026
A PRF já havia solicitado, em 2023, a abertura de concurso para a área administrativa, com pedido de 219 vagas de nível médio. No entanto, a autorização não foi concedida na época.
O último concurso para o cargo de Agente Administrativo da PRF foi realizado em 2012, sob organização do então Cespe (atualmente Cebraspe). Na ocasião, foram ofertadas 63 vagas e os candidatos passaram por provas objetivas e investigação social e/ou funcional.
As provas abordaram conteúdos como língua portuguesa, ética e conduta pública, noções de informática, legislação relativa à PRF, noções de matemática, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo e noções de Estatística.






Comentários