Uma das expectativas dos produtores rurais também é garantir uma matriz genética melhor do gado, para a realização da venda de futuros bezerros.
Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Abastecimento - (SEADRA), esteve concluindo em diversas propriedades rurais de Delmiro Gouveia o primeiro ciclo de melhoramento genético bovino, que acontece de forma pioneira no município. Em parceria com o CONAFER, a gestão municipal, através do Programa Mais Pecuária Brasil está incentivando a Inseminação Artificial em Tempo Fixo - (IATF), voltado para o melhoramento de rebanho bovino do segmento de corte e leite, sem custo para o pequeno produtor.
Segundo o produtor rural, Cícero Bone essa ação pioneira é muito importante para quem trabalha com bovinos. “ A gestão nos apoiar com essa inseminação está sendo muito importante porque assim poderemos aumentar o rebanho e o gado leiteiro e de corte da nossa cidade vai melhorar”.
Uma das expectativas dos produtores rurais também é garantir uma matriz genética melhor do gado, para a realização da venda de futuros bezerros.
Com a parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER), e a Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, a fase do protocolo utilizado foi o de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) – que consiste em palpação via exame ultrassonográfico e seleção das fêmeas bovinas –, dosagem hormonal e aplicação de implante de progesterona. Tal protocolo prepara os animais aptos a serem inseminados com sêmen de qualidade, oriundo de touros provados de origem de uma central conceituada.
A conclusão do ciclo contou com o Wallisson Basílio, inseminador responsável, o veterinário Pedro, a Secretária Municipal de Agricultura e Engenheira Agrônoma, Renally Medeiros e toda equipe da SEADRA.
Os produtores agrícolas que ainda não aderiram ao Programa Mais Pecuária Brasil, podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para orientações e cadastro.
Comentários