top of page
Acta

Professor viraliza ao grampear memes nas provas dos alunos

Cristiano Sousa, docente de química da rede pública de Santa Catarina, buscou uma forma de se aproximar dos estudantes e conquistar a atenção deles.

Tirar 10 em uma prova de química já é uma delícia. Quando a nota vem junto com um meme, impresso e recortado, da youtuber (e web diva) Tulla Luana brindando, então... A alegria é ainda maior.


É o que garante o professor Cristiano Sousa, de 30 anos, que viralizou nesta semana, nas redes sociais, ao mostrar sua estratégia para conquistar a atenção dos alunos de uma escola estadual de Tubarão (SC). Em março e abril, ele corrigiu as avaliações e grampeou, em cada uma delas, uma "figurinha" com um meme famoso


É claro que todo mundo quis fugir da Nazaré confusa e só batalhar pela Gretchen sorridente.


"Com o novo ensino médio [e as alterações na grade curricular], eu só dou uma aula de 45 minutos por semana para o 2º ano. É muito pouco. Tem gente que diz que perco tempo [com as brincadeiras], mas é o contrário: eu ganho. É assim que consigo o foco dos alunos", explicou Cristiano.


É como se fosse uma batalha diária: aula x celulares. Usar a linguagem da internet, então, virou um artifício eficaz para atrair os olhares dos jovens na escola. "A gente precisa se reinventar e tentar ser mais dinâmico, mesmo com poucos recursos", conta Cristiano.


Sem magoar ninguém


Segundo ele, nem mesmo quem tirou notas baixas (rolou até um 0,7 em uma das provas) sentiu-se inferiorizado com as piadas.


"A ideia é que os estudantes deixem de ver a avaliação como uma punição. Os que foram mal ainda se animaram para irem melhor na recuperação. Querem ganhar o meme de '100%' da Karol Conká", diz.


E a pergunta que não quer calar: quem imprimiu todas as figurinhas? Cristiano responde que foi ele mesmo, em casa. "Em uma folha, consigo colocar várias. Saiu baratinho, valeu a pena."

0 comentário

Comments


unnamed (2).jpg
site.jpg
bottom of page