Reitor da UFAL anuncia fechamento do restaurante universitário por falta de comida
- Acta
- 8 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
O anúncio foi feito nesta terça-feira (7)

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, anunciou nesta terça-feira (7), o fechamento do restaurante universitário (RU). O motivo da interrupção seria o corte no orçamento das universidades e institutos federais do Brasil, que implica na falta de comida.
Segundo o reitor da UFAL, o corte oferece um impacto de mais de R$10,2 milhões. "Nesse momento, a UFAL tem um orçamento inferior ao que a gente tinha em 2011, e é absolutamente impossível fazer a universidade funcionar com esse orçamento", disse Tonholo.
Ainda de acordo com o gestor, há muita insegurança e desinformação por parte do governo federal. "Todo o nosso time da UFAL estará trabalhando arduamente naquilo que nos é possível para garantir o funcionamento da universidade", explicou.
Para Tonholo, além do fechamento do RU, outros problemas devem surgir devido ao corte da verba como o pagamento de bolsas e fornecedores. "Assim que a nossa universidade tiver informação segura sobre o repasse ou sobre a recomposição do orçamento, a nossa equipe vai estar preparada para tomar as decisões e ações necessárias para voltar à normalidade", comentou.
Sobre o corte
O governo de Jair Bolsonaro (PL) bloqueou a verba de R$ 366 milhões do Orçamento na noite desta quinta-feira (1). A informação de novo recuo do governo foi divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O documento, assinado pelo setor financeiro do MEC, com horário de 19h37, mostra que a gestão Bolsonaro "zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do Ministério da Educação - MEC previsto para o mês de dezembro".
Comments