top of page

Rival de João Fonseca nas oitavas é irmão de ex-top 3 do mundo e influencer; conheça Federico Coria

  • Globo Esporte
  • 13 de fev.
  • 3 min de leitura

Atual 115 do mundo, argentino vai enfrentar o jovem fenômeno brasileiro na próxima fase do ATP 250 de Buenos Aires

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

"Creio que ele é um menino que está destinado a ser uma estrela". Federico Coria, próximo rival de João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires, rasgou elogios ao brasileiro na coletiva de imprensa do torneio. O argentino, que se prepara para enfrentar o carioca nas oitavas de final, é o atual número 115 do mundo, é irmão do ex-top 3 do ranking Guillermo Coria e influencer nas horas vagas.


Apesar de Federico não ter conquistado títulos de nível ATP, o argentino já disputou duas finais na carreira: Bastad, em 2021, e em Córdoba, em 2023. Ele conquistou torneios Challenger e ocupou a 49ª colocação do ranking em fevereiro de 2023.


Federico Coria é irmão mais novo de Guillermo Coria, ex top-3 do mundo


O sobrenome Coria carrega uma história grande para o país. O próximo rival de João Fonseca é irmão mais novo de Guillermo Coria, ex-top do circuito profissional de tênis e um dos maiores tenista da história da Argentina. "El Mago", como era conhecido o ex-jogador, conquistou o título de masters 1000 de Montecarlo e ocupou o número 3 do ranking mundial em 2004.


O irmão de mais novo de Guillermo aproveita as muitas viagens como profissional de tênis para "alimentar" suas redes sociais. O tenista mostra a rotina de um atleta profissional e os desafios de sua carreira. Em janeiro deste ano, Federico entrevistou João Fonseca depois de o brasileiro vencer os títulos do Next Gen ATP Final e Challenger 125 de Camberra.


Carreira e polêmicas


Federico se profissionalizou no circuito em 2010 e passou por algumas polêmicas fora de quadra. O argentino foi suspenso por seis meses por não denunciar um esquema de manipulação de resultados, que recusou participar. A pena inicial era de oito meses, mas foi diminuída após o tenista colaborar com a investigação. Coria pagou multa de 5 mil dólares, cerca de R$ 28 mil reais (na cotação atual). O caso ocorreu em 2015, e o tenista sofreu a punição em 2018.


Depois da punição, o tenista chegou às finais dos torneios de Bastad e de Córdoba. No ATP 250 de Buenos Aires desta temporada, Federico venceu o francês Hugo Gaston (91º) por 6/3 e 6/2 na primeira rodada depois de 1h08 de partida.


Argentino pega João Fonseca nas oitavas de final


Federico sabe que não vai ter um jogo fácil na próxima rodada. O argentino vai pegar o embalado João Fonseca, que vem de uma vitória de peso na estreia do torneio. A partida entre os dois tenistas está marcada para esta quinta-feira, às 13:30 (horário de Brasília).


- Creio que ele é um menino que está destinado a ser uma estrela, tem todas as condições para isso. Ele também é um menino que tem um carisma impressionante. É muito atrativo ver ele jogar. Pelo que eu vi hoje, ele é um menino muito completo. Fico pensando de que maneira posso incomodar ele amanhã e tirá-lo da zona de conforto. Ele é como um mini-sinner, é uma máquina. Esse menino está destinado a ser no mínimo top 5 na minha maneira de ver o tênis. Vamos ver como vai ser amanhã - disse Federico Coria.


Com a vitória na primeira rodada em Buenos Aires, João subiu para a 95ª colocação no ranking da ATP. Caso vença na próxima fase, será 89 do mundo. E, se for campeão, vem para o Rio Open como número 68.

Comentários


CARD SERTÃ 142- SETEMBRO .jpg
bottom of page