top of page
  • Tribuna do Sertão

"Trem do Imperador" entre Piranhas e Delmiro Gouveia vai alavancar turismo na região sertaneja

Projetos potencializam o desenvolvimento das cidades de Piranhas, Delmiro Gouveia e Olho D'Água do Casado

Foto: Reprodução

O senador Fernando Farias (MDB) tem se empenhado em apresentar propostas para a promoção do desenvolvimento do Sertão de Alagoas, ao mesmo tempo em que fortalece as tradições locais. Os mais recentes são o trem do Imperador e o Inhotim Sertanejo, nas cidades de Piranhas, Olho D´água do Casado e Delmiro Gouveia. Na coordenação dessas ações está o historiador e professor, Edvaldo Nascimento.


O projeto da linha férrea Piranhas/Delmiro já consta como prioridade do Governador Paulo Dantas (MDB) e, inclusive, integra seu plano de Governo. A ideia que vai tomando corpo, tem sido recebido com entusiasmo pela sociedade.


Os prefeitos dos municípios de Piranhas, Thiago Freitas (MDB); Olho D´água do Casado, Zé da Emater (PT); e Ziane Costa (MDB), de Delmiro Gouveia, já abraçaram a ideia e somam força junto ao parlamentar para viabilizar o projeto. Quando tudo estiver em atividade, o Trem do Imperador será um dos impulsionadores do turismo na região sertaneja.


“O Alto Sertão alagoano foi o lócus onde o industrial Delmiro Gouveia refugiou-se no início do século XX, fugindo dos adversários pernambucanos. O Rei das Peles, fundou um Núcleo Industrial no Sertão alagoano referência para o restante do país. De certa forma, Delmiro Gouveia, com seu projeto industrial, inseriu a região e suas potencialidades no debate nacional. Até então, e ainda hoje, muitos veem o Sertão como atrasado, pobre e estereotipado devido ao fenômeno da seca. Delmiro mostrou ao Brasil e ao mundo um outro Sertão: o das potencialidades”, comenta Fernando Farias. “e ele aproveitou bem. É o caso da cachoeira de Paulo Afonso, que utilizou as forças das águas e construiu a primeira Usina Hidroelétrica do Nordeste. Nas proximidades da estação de trem da Pedra, da linha férrea Paulo Afonso, construiu um Núcleo Fabril com a primeira indústria de linhas do país”, completa o senador.


Já o professor Edvaldo Nascimento, ressalta o potencial turístico da região.


“Passados mais de um século da chegada de Delmiro Gouveia à região, o Alto Sertão alagoano volta a ser destaque nacional. Um dos mais belos cartões-postais do Brasil, a região dos Cânions do São Francisco, é um dos principais roteiros turísticos de Alagoas e do país. Entre os municípios de Piranhas, Olho D´água do Casado e Delmiro Gouveia fica a parte alagoana dos Cânions do Rio São Francisco”, pontua. “E a duplicação da rodovia AL-220 tende a impulsionar ainda mais o turismo na região sertaneja. Um dos projetos que tem criado muita expectativa é a reativação da linha férrea Paulo Afonso, no trecho Piranhas a Delmiro Gouveia, de 54 km para fins turísticos”, completa Edvaldo Nascimento.


PARQUE SERTANEJO


Outra ideia que caminha junto ao Projeto Trem do Imperador é a do Parque Sertanejo, uma espécie de Inhotim. Também idealizado pelo senador Fernando Farias, o Inhotim Sertanejo deve ser instalado em área entre os municípios de Piranhas, Olho D’água do Casado e Delmiro Gouveia.


O Inhotim, é uma espécie de Jardim Botânico da Mata Atlântica e Cerrado, localizado em Brumadinho/MG.


“A ideia é criar o nosso Inhotim Sertanejo, numa área de Caatinga. No caso, arte e meio ambiente no mesmo espaço. É assim em Minas, um dos mais belos e visitados do mundo”, argumenta Fernando Farias. “O Edvaldo, que coordena tudo isso, é um apaixonado pelo Sertão e profundo conhecedor da rica história da região. Ele esteve em Minas Gerais para conhecer Inhotim o funcionamento e a concepção que inspira nosso projeto alagoano”, completa o senador.


Junto com Fernando Farias, Edvaldo Nascimento tem se reunido com diversas instituições e com o poder público para tratar dos projetos que visam alavancar ainda mais a região do Sertão de Alagoas. O Shopping da Vila, instalado em Delmiro Gouveia na antiga Fábrica da Pedra e pertencente a Fernando Farias, que também é empresário, além de ser o primeiro da região, é uma demonstração de sua crença no potencial econômico e social do Sertão.


A região já tem recebido grande número de turistas e empreendimentos voltados ao setor, como hotéis, restaurantes e equipamentos de lazer, impulsionados pelos atrativos históricos e culturais do Sertão, como histórias do Cangaço e a saga de Delmiro Gouveia; casario colonial; bioma caatinga; o Rio São Francisco; e a culinária. Em breve também o Trem do Imperador e o Inhotim Sertanejo.

0 comentário

Comments


unnamed (2).jpg
site.jpg
bottom of page