top of page

Turismo de experiência nos cânions do Velho Chico é destaque em revista portuguesa

Cada Minuto

Destaque no chamado turismo de experiência, o empreendimento contou com o apoio do Sebrae desde o início

Foto: Reprodução

O turismo sustentável promovido pela Candeeiros Ecotur, no Alto Sertão do estado, ganhou as páginas da publicação portuguesa Volta ao Mundo, que na edição deste mês de maio dedicou sua capa para promover o destino Alagoas na Europa. Destaque no chamado turismo de experiência, o empreendimento contou com o apoio do Sebrae desde o início.

Criada em 2015 pela guia turística Janaína Melo, a empresa é citada na reportagem especial por oferecer uma experiência sensorial única na região dos cânions do Rio São Francisco: assistir ao pôr do sol do alto de uma das várias formações rochosas do lugar, ao som de sax e acordeon, com um cardápio que inclui comidas e bebidas.

Tudo preparado com muito carinho e dedicação para concretizar o que Janaína chama experiência única. “Quando recebi a ligação da Embratur, dizendo que a minha empresa tinha sido escolhida para mostrar a um grupo de jornalistas portugueses o que a região dos cânions do São Francisco tem a oferecer em turismo de experiência, eu abracei a missão, pelo prazer de mostrar o nosso produto e falar um pouco da nossa região”, lembra.

“O grande desafio foi ter cerca de duas horas para conseguir mostrar tudo, numa das melhores opções de passeio aqui da nossa região, e com isso tocar o coração desses formadores de opinião. Nós conseguimos despertar neles o interesse em entender o São Francisco, a partir de um olhar diferenciado, enxergando o potencial daqui e essa atividade econômica que hoje envolve toda a comunidade”, conta Janaína Melo.

A Candeeiros Ecotur está sediada no município de Olho d’Água do Casado. Há oito anos, ao lado de outros dois guias, Janaína criou a agência e relata que transformar o serviço nos cânions em negócio foi uma tarefa desafiadora, mas a maior dificuldade foi manter a empresa ativa e com saldo positivo.

“Os percalços existem até hoje para manter a agência de pé, mas na época em que abrimos nós tivemos várias dificuldades, principalmente financeiras, para organizar o espaço e manter o negócio. Depois, tivemos a saída dos dois sócios, exatamente nos primeiros anos da empresa, quando tentávamos divulgar a agência e ter credibilidade junto aos nossos clientes”, relembra.

Sebrae

Segundo ela, a Candeeiros Ecotur buscou atendimento do Sebrae Alagoas ainda no início das atividades. “Nós abrimos a empresa, com CNPJ, mas ao longo do tempo percebemos que a responsabilidade era bem maior. Então, começamos a notar que existia a necessidade de ajuda na organização das vendas, no fluxo de caixa e na presença digital, por exemplo. O que temos até hoje, em termos de melhorias e de resultados positivos, nós somos gratos ao Sebrae”, afirma.

Entre as consultorias realizadas, por meio do atendimento do Sebrae, estão as de finanças, marketing digital, design e comunicação visual, além do 5S para pequenos negócios. Ainda de acordo com Janaína Melo, a participação dela no “Experimente o Velho Chico”, ação desenvolvida pelo Sebrae em dezembro de 2017, foi essencial para que a agência passasse a atuar de forma mais competitiva e consciente sobre os potenciais do destino Olho d’Água do Casado.

“Durante o evento, fizemos visitas técnicas fora do estado e o Sebrae nos levou a vivenciar experiências parecidas com as nossas e que nos nortearam para o turismo rural, já que aqui em Olho d’Água do Casado as melhores áreas de turismo estão em áreas rurais”, descreve.

“Naquele momento, nós entendemos a importância de estarmos preparados para ofertar um serviço de qualidade, que não deixe a desejar e, hoje, a gente parte de um princípio de que o nosso cliente vem para a região vivenciar algo único, além de afinar o nosso trabalho com outros empresários do segmento para fomentar a cadeia produtiva do turismo local, gerando emprego, renda e principalmente sustentabilidade”, acrescenta.

Comments


CARD SERTÃO.jpg
bottom of page