Campanha estava prevista para ser encerrada no dia 9 de julho
A campanha de vacinação contra o vírus da Influenza (H1N1) foi prorrogada e aberta para toda a população acima dos seis meses de idade. Anteriormente ela estava prevista para terminar no dia 9 de julho.
Quem tomou a vacina da Covid-19 deve aguardar 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe, que é contraindicado apenas para quem tem alergia a ovo de galinha.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), essa ampliação atende determinação do Ministério da Saúde.
A imunização da população vai seguir até que todas as vacinas sejam aplicadas. Até esta segunda (5), menos de 50% do público-alvo havia sido imunizado contra a gripe em todo o país. A quantia mínima é 90%.
Em Alagoas, 44,9% do público-alvo foi vacinado. Isso representa 538 mil de 1,1 milhão de alagoanos. No estado, a vacinação até o momento, por faixa-etária, está assim:
> crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 72,3%
> idosos (60 anos ou mais): 51,18%
Para Rafaela Siqueira, assessora do Plano Nacional de Imunização, com a ampliação a população não tem mais motivo para não ser vacinada.
“Já realizamos vários apelos aos alagoanos e voltamos a enfatizar que a Influenza é uma doença grave, que pode levar à internação e evolução do paciente para óbito. Situação que pode ocorrer com maior facilidade durante o inverno e o período chuvoso, o qual estamos vivenciando atualmente”, afirma Rafaela.
Indígenas e Crianças
É importante ressaltar que, no caso das crianças com seis meses até menores de seis anos que irão tomar a vacina contra a Influenza pela primeira vez, o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. Já com relação aos indígenas, todos acima de seis meses de idade devem ser vacinados e, no caso das crianças indígenas com idade até oito anos, que irão ser vacinadas pela primeira vez, é necessário que se tome uma segunda dose após 30 dias da primeira.
Comments