Água Branca celebra oficialização da comunidade quilombola Ouricuri como território reconhecido
- Fábio Guedes
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Prefeitura destaca compromisso com ancestralidade e direitos

A prefeita Nayara Emmanuela, por meio das redes sociais da Prefeitura de Água Branca, Alagoas, anunciou neste domingo (23) o reconhecimento oficial da Comunidade Ouricuri como território quilombola. No comunicado, a gestão municipal celebra a certificação como um “passo importante para garantir direitos, valorização e mais oportunidades para as famílias de Ouricuri”.
Água Branca fortalece, com esse novo reconhecimento, seu protagonismo no estado: é o município com o maior número de comunidades oficialmente reconhecidas como quilombolas em Alagoas — agora somando seis territórios: Serra das Viúvas, Queimadas, Barro Preto, Cal, Lagoa das Pedras e a recém reconhecida Ouricuri.
A certificação da comunidade Ouricuri tem significado muito forte. Ela representa não apenas a valorização da identidade cultural de um povo que preserva suas raízes, mas também abre caminho para políticas públicas concretas, acesso a programas sociais, regularização fundiária e autonomia territorial.
No município, mais de 10% da população se autodeclara quilombola. A regularização de territórios tradicionais concretiza a proteção constitucional a remanescentes de quilombos (conforme previsto no Art. 68 do ADCT) e legitima a identidade étnico-racial dessas comunidades. 
A atuação da prefeita Nayara Emmanuela, tem sido decisiva para esse avanço. Com a certificação da comunidade Ouricuri, a sua administração mostra o compromisso com a preservação da cultura negra, promoção da igualdade e fortalecimento social nas comunidades quilombolas de Água Branca.






Comentários