Água Branca promove caminhada do Setembro Verde e reforça avanços na inclusão escolar e social
- Pablo Vitor - Sertão 142
- 22 de set.
- 1 min de leitura
Evento celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e destacou crescimento no atendimento a alunos com deficiência no município

A cidade de Água Branca realizou mais uma edição da Caminhada do Setembro Verde, campanha nacional que há mais de nove anos promove a conscientização sobre a importância da inclusão social e escolar das pessoas com deficiência. O ato, realizado na última sexta-feira (19), foi organizado pelo CAPED/SEMED e reuniu educadores, estudantes e famílias em uma mobilização contra o preconceito e o bullying, além da defesa de direitos iguais.
Ao longo de todo o mês, as escolas do município realizam atividades formativas com professores, reuniões com pais e ações em sala de aula para reforçar a pauta da inclusão.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial da SEMED, Maria Rosineide Gonçalves Batista, os avanços nos últimos anos são significativos. “Há cerca de oito anos tínhamos aproximadamente 100 alunos com deficiência matriculados na rede municipal. Hoje, já são cerca de 600, com 11 escolas núcleo oferecendo salas de recursos equipadas e mais de 150 profissionais de apoio”, destacou.
Outro marco para a rede foi a criação do CAPED – Centro de Atendimento Psicoeducacional –, que conta com psicólogos, psicopedagogos, assistente social e, em parceria com a Secretaria de Saúde, também dispõe de atendimento com fonoaudióloga e psiquiatra. A iniciativa é apoiada pela gestão da prefeita Nayara Emmanuela.
Durante a caminhada, alunos com deficiência participaram de apresentações culturais, mostrando que a inclusão vai além do discurso e se faz presente no dia a dia escolar.






Comentários