Desafio da gestão pública na administração ambiental
- Blog do Haroldo Almeida
- 18 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
BLOG DO HAROLDO ALMEIDA

Muitos municípios estão com uma nova administração pelos próximos quatro anos. Políticas públicas serão alteradas, mudadas e criadas, e provavelmente a gestão ambiental será um tema que terá atenção em muitos casos, mas em outras situações nem tanto, por ser um tema simples de entender, mas que se torna complexo de se executar e que passa por todas as áreas do setor público.
Com todos os desafios, muitas administrações municipais preferem executar planos em curto prazo e que deem uma visibilidade à gestão, que deixam bem à mostra que estão trabalhando e sempre seguem um padrão de investimento que principalmente valorizam a área de infraestrutura, a social, o setor da saúde, outra área principal é a educação, a econômica, por fim turismo, esporte, cultura, lazer, políticas para minorias e meio ambiente ficam em último plano na maioria dos casos. Esta não é uma regra geral, mas é uma tendência seguida por muitos municípios.
O que preocupa é o pouco crédito na questão ambiental, que, analisando bem, sabemos que a sustentabilidade está em todas as áreas com critérios voltados a uma interação de todo o ecossistema e as atividades humanas.
Uma preocupação atual é a execução dos Planos de Saneamento Básico, nos âmbitos municipais, estadual e federal, mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina e extinção dos lixões e um tratamento adequado do lixo, ainda, não ter sido atendida conforme a legislação. Estes são alguns dos maiores desafios para o Brasil, em aplicar estes planos e projetos, já que, ainda, muitas cidades não estão se preparando para esta mudança.
Os municípios podem, em sua gestão, realizar planos que integrem todas as áreas e dar uma prioridade à ambiental. Destaco o Plano Diretor e a Agenda 21 como principais mecanismos de gestão municipal como também ambiental.
Ter uma gestão ambiental atuante para um município é a diferença no modo de administrar, deixando muitos benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Adequar o município conforme as leis ambientais existentes é um grande desafio, por ter interesses dos mais variados, pouco recurso a ser investido, orientação adequada e a pressão popular por projetos de grande porte.
Mas o pensamento de um desenvolvimento ecológico integra todas as áreas e faz uma administração mais justa, bem desenvolvida, direcionada e realmente preocupada com o futuro da população.





Comentários