Recomendação foi aprovada na Associação dos Municípios Alagoas. Os 'sommeliers de vacina' terão que esperar o fim da imunização do público de 18 anos
Dia difícil para os "sommeliers de vacina" da Covid em Alagoas. Nesta segunda-feira (12), prefeitos e secretário de Saúde aprovaram a recomendação que coloca no final da fila quem recusar a vacina por conta da marca.
Isso significa que essas pessoas, independente da idade, só serão vacinadas após o fim do grupo etário dos 18 anos, e com a vacina que estiver disponível.
A determinação, apresentada durante reunião da comissão de Saúde da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), já pode ser colocada em prática pelas prefeituras.
De acordo com o presidente da AMA, o prefeito hugo Wanderley, essa medida vai garantir o planejamento da vacinação e a celeridade da imunização da população.
“Agendar e não ir, se recusar, não são atitudes cidadãs porque comprometem o andamento do calendário e das faixas etárias”, disse o presidente da associação.
Como vai funcionar
De acordo com a Nota Técnica, quem decidir não se vacinar vai ter que assinar um termo de recusa e declarar conhecimento de que irá para o final da fila.
Quem não quiser assinar o termo será substituído por duas testemunhas idôneas.
O vice presidente da AMA, prefeito Fernando Sérgio Lira, que participou da reunião destacou a necessidade das medidas para que essas pessoas não desestimulem a comunidade e politizem o processo. “Vacina salva, vacina não tem grife, vacina boa é a que está no braço”, disse ele, apoiando a campanha que a AMA lançou nas redes sociais como alerta.
O Ministério Público de Alagoas (MP-AL), que tem cobrado ações dos gestores, serão informados para que as medidas administrativas sejam ratificadas.
Comments